Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

Terreiro de Umbanda Vovó Catarina
Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


Cambonos – Forças Essenciais do Terreiro 


Percebo que por muitas vezes essa função tão importante não é valorizada pelas pessoas. Já presenciei a seguinte frase dita sobre um Cambono por uma MDS; “ fulano só está aqui para acender charutos e servir café”. Pura ignorância, me desculpe!

O que são os cambonos? Não vamos confundir com as Ekedis de Candomblé pois são coisas diferentes. São adeptos, homens ou mulheres da corrente de um terreiro, que ocupam o papel de auxiliar. Ou seja, são as pessoas que, preferencialmente não são médiuns rodantes, ou ainda não possuem suas faculdades de incorporação afloradas, que prestam apoio as entidades e Zeladores durante as sessões e atividades de uma casa. Os cambonos ajudam a organizar os atendimentos, passes e consultas, são os que podem anotar receitas e trabalhos prescritos pelas entidades aos consulentes. Orientam e tiram dúvidas dos visitantes, caso precisem acerca de alguma prescrição passada. São os que  assessoram a chegada das entidade e partida para que tudo ocorra sem incidentes e estejam junto do médium na chegada de seus guias para viabilizar com eficiência sobre o que eles precisem para se firmar; velas, água, pembas, ervas, fumos, e tudo que a entidade irá precisar para o seu trabalho.

O preparo energético do cambono também deve ser feito, assim como os médiuns rodantes, pois os auxiliares de terreiro, não estão alheios a dinâmica energética que é promovida numa gira. Ele também está ali para doar energias aos seus irmãos, ao terreiro. Energética os cambonos, como não desgastam energias incorporando fazem parte de um grande suporte energético para o trabalho das entidades e ajuda na reposição dos médiuns incorporantes. 

É papel também dos cambomos/ auxiliares, ajudar nos trabalhos mais complexos como sacudimentos, limpezas, etc. Inclusive, pode ser preparado para operá-los com a ajuda do Zelador. Seu aprendizado deve ser igual a todos os outros médiuns, podendo ele a ocupar tarefas em obrigações e limpezas como auxiliar do Zelador. Mas para isso, tanto energeticamente como dotado de conhecimentos sobre o que se está fazendo, deve-se ter.

Muitas coisas de fundamental importância um cambono pode estar se qualificando para estar operando no terreiro em funções internas e durante as giras abertas. É suas funções são de muita responsabilidade e seriedade, por isso deve ser bem preparado para tal.

Uma coisa não muito comum nos Terreiros é o fato dos cambonos não serem desenvolvidos a dar passes por exemplo, ou um auto-passe numa necessidade fora das instancias do seu terreiro. Mas não lhes faltam a capacidade para isso. Em nossa casa, os cambonos também aprendem a canalizar suas energias para terceiros e para si mesmos. Como não tem uma interação mais profunda com suas entidades, ele precisa aprender sobre recursos que o ajudaram a cuidar de seu espírito também e poder ajudar outras pessoas que cruzem seu caminho. Já que criamos filhos para serem independentes e aprenderem sobre auto-conhecimento espiritual e energético, e assim serem capacitados também em ajudar outras pessoas num momento de necessidade. Existem muitos cambonos que por não serem médiuns de incorporação, apenas ocupam funções práticas, mas não “mediúnica”. Mas estas, também podem ser desenvolvidas. Já vimos muitos cambonos, com incríveis capacidades intuitivas e magnéticas de cura, que são colocados de lado, sem aproveitar tais recursos, pois apenas a faculdade de incorporação é valorizada. Achamos isso um equívoco.

O aprendizado de um cambono é longo e requer dedicação e boa vontade, assim como os médiuns incorporantes.   Então vamos valorizar mais a importância desses trabalhadores de nossas casas, que sustentam também nossa gira, doando energias preciosas para que tudo ocorra bem.
Entretanto, salientamos que o ato de cambonar pode também ser feito por qualquer médium que não esteja atuando com sua entidade no caso de necessidade numa gira. É aconselhável eu o médium que é rodante, se precisar, cambone após já ter atuado com sua entidade, para que não seja dispersa a concentração e foco exigidos que precede as incorporações Mas para ter tal responsabilidade como um conjunto de atividades e compromissos é melhor que seja um médium que não incorpore ainda.

Texto pertence ao acervo do Terreiro de Umbanda Vovó Catarina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário