Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

Terreiro de Umbanda Vovó Catarina
Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

domingo, 11 de agosto de 2013

Dicas aos médiuns iniciantes sobre incorporações



incorporações

O ato de incorporar não é simples. Um espírito não “entra” em nós como entramos em um carro. Na verdade a plena incorporação leve tempo e precisa estabelecer outros processos anteriores. Um deles é a irradiação. O que isso significa? É o período de tempo variável que as entidades irradiam suas vibrações no médium, preparando seus corpos sutis para posteriores incorporações. Nessa etapa o médium pode captar a vibração da entidade e ter contato fluidicamente com o corpo astral da entidade. Isso dará ao médium uma impressão de como é a entidade, como ele a sente. Ele pode nessa fase captar muitas idéias vinda das entidades, mas pode se confundir muito com seus próprios pensamentos. Pode sentir uma forte força o conduzindo a andar, sentar ou manipular algo. Ele sente muitas reações corporais; suor, tremores, mãos frias e molhadas, ou calores, falta de noção de espaço e possível visão embasada, além de dormência, taquicardia, fraqueza nas pernas, tonteira, torpor, dor em determinadas áreas do corpo. Esses são alguns sintomas que se pode sentir.

Essas reações são variáveis de pessoa pra pessoa, resultado da manipulação energética que as entidades operam em seus médiuns. Muitas vezes desobstruindo chacras, reparando buracos na aura, além de estarem preparando as áreas responsáveis para estabelecer futuras incorporações.
A ansiedade, medo, angustia e esclarecimento, pode dificultar essa fase, pois é médium não se permite inconscientemente as vezes, receber de forma plenas essas irradiações e bloqueia. Mas com o tempo a entidade consegue preparar seu pupilo para estabelecer uma conexão satisfatória para uma incorporação.
O que você pode fazer para melhorar e captar bem as irradiações e a transição para as incorporações?
Quando o médium sentir as primeiras ações de sua entidade, é aconselhável que tente esvaziar a mente de pensamentos, perguntas, dúvidas e medos. Se concentre em deixar o corpo leve, sem tensões. Ele pode ter visões nessa fase, o que pode ser imagens lançadas ao médium pela própria entidade. E quanto mais relaxado e livre de pensamentos ele tiver, mas vai sentir sua entidade e interagir com ela.
Ao iniciante, chega sempre um momento que é difícil distinguir o que são suas idéias, ações das entidades ou reações dele mesmo. Uma incorporação se estabelece quando o médium perde parcial ou total força sob seu corpo e este passa a ser dirigido por uma força estranha a ele. O médium não comanda o seu corpo, e se tentar sentar, caminhar, agir normalmente não irá conseguir. Uma coisa meio que incoerente que muitos textos passam é que a consciência ou inconsciência está atrelada a domínio do corpo físico. Mas uma coisa não se relaciona com outra.  Na prática podemos verificar isso. Porque a maioria dessas literaturas que abordam mais este assunto, são literaturas de origem espíritas. Mas devemos colocar que a dinâmica das manifestações mediúnicas nos centros espíritas, são um tanto diferentes das manifestações dos guias espirituais de religiões afro-ameríndias. O grande contingente de ações mediúnicas nos CEs é de espíritos obsessores e sofredores para receberem orientações e doutrinação. Ou seja, a natureza do espírito é completamente diferente e as manifestações ocorrem via mental, sem que o espírito tome o controle corporal do médium. Porém as entidades, de natureza diferente de espíritos de baixa vibração, agem em nosso corpo e centros de força, estabelecendo a incorporação de fato. O que somente pode ocorrer vinda de espíritos inferiores quando se estabelece uma possessão, porém este é um caso atípico de médiuns descontrolados e em processos graves de obsessão e não num médium equilibrado, já apto a exercer sua função num centro espírita.
Ou seja, a natureza mediúnica nas duas searas é diferente.
Quando o médium de umbanda perder o controle de seu corpo, e perceber uma força o conduzindo de forma equilibrada, controlada e ordenada, a entidade estabeleceu uma excelente sintonia com o médium. Dentro desse panorama, a entidade pode demorar um pouco pra falar, mas não é via de regra. O médium vai perceber que as idéias lhe chegam e são pronunciadas de forma rápida, sem que fique perdido em pensamento e reflexões para depois falar. A fala da entidade é direta. Muitas vezes no inicio, as palavras podem passar pelo mental do médium antes de serem ditas, mas com o tempo, isso torna-se praticamente automático. E muitas vezes vocês vão passar pela situação de pensar uma coisa e da sua boca, sair outra completamente diferente. É a entidade que está no controle e não você.
Voltando a questão de inconsciência x controle do corpo. Como falei, alguns escritores alegam que o médium somente perde o controle de seu corpo, quando ficam inconscientes. Mas na prática vemos que isso não procede. O médium pode perder completamente o domínio de seu corpo e ser tomado pela entidade e estar perfeitamente consciente, vendo e ouvindo tudo. O que ocorre é uma perda de noção tempo-espaço, além da sensibilidade corporal que se altera. Dentro de um escala pra mais ou pra menos, respeitando obviamente as leis da física e materiais, o médium fica mais resistente ao calor e ao frio, assim como suas necessidades fisiológicas ficam alteradas. Ele pode passar muitas horas sem ir ao banheiro, sentir fome, ou cansaço. Pois não somente seu sistema metabólico como outros sistemas se altera. Mas qualquer desarranjo ou desconforto corporal que o médium esteja sentindo pode afetar e atrapalhar . Por isso é tão importante cuidar do corpo, alimentação e fazer os resguardos para que tudo esteja equilibrado para que a entidade tenha um “aparelho” satisfatório para trabalhar. Pois água limpa em copo sujo, jamais será de boa qualidade para o consumo. Limitações físicas e descuidos podem comprometer o nível e intensidade do domínio da entidade em seu médium, ou seja, na incorporação. Médiuns em idade avançada, as manifestações são simplesmente mentais, pela fragilidade do corpo físico. 

Como vocês podem perceber o nosso corpo é exigido nos processos de incorporação. E nós somos responsáveis por estar cuidando para sermos bons e viáveis veículos para nossos guias. Então não dependem somente delas, mas de nós também, pois quanto mais disciplina e prática tiverem, mais firmes será suas atividades no terreiro. E todos só têm a ganhar com isso; entidade, médiuns, terreiro, irmãos da corrente, assistentes e a nossa Umbanda. 

Ana Araujo - Texto pertence ao acervo do Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

Visita nossa página no facebook: @MediunidadenaUmbanda


18 comentários:

  1. adorei esta pagina ela ajuda a entender e compreender melhor a umbanda.espero cada vez mais aprender com esse blog.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOA MATÉRIA, ESTOU EM UMA FASE DE RECONHECIMENTO DE MIM MESMA, ME EDUCANDO PARA SER UM BOM MÉDIUM. MUITA PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Realmente muito gratificante!!!!
    Nesta fase iniciante precisamos muito de entendimento e esclarecimento já que são raros os médiuns inconscientes!!!
    Tudo que foi falado é exatamente oque sinto nas incorporações!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou sentindo muito meu guia tanto q ja houve a minha primeira encorporaçao porem algumas coisas sao confusas como sentir em casa ou quando estou muito bravo ou muito triste.

    ResponderExcluir
  5. Me foi muito gratificante, com simplicidade e um bom entendimento.

    ResponderExcluir
  6. Estava em busca de informações pois estou mim encontrando e na umbanda entendendo a mediunidade em mim ...ótimo aconselhamento para os iniciantes ...

    ResponderExcluir
  7. Boa noite eu comecei num terreiro ontem porem ainda to com medo de receber as entidades o que devo fazer alguem pode me da uma ajuda ou msm uma orietaçao

    ResponderExcluir
  8. Boa noite eu comecei num terreiro porem ja tem quase um mes que estou na gira e ainda nao recebi as entidades eu sinto eles ao meu redor e tbm eu ja sonhei com duas entidades e ja me deram os nomes o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que matéria maravilhosa, muito bom mesmo. Eu ainda não recebi, pois tenho muito medo,pois sinto meus guias muito próximos, mas se Deus quiser, eu vou vencer esse medo. Valeu!

      Excluir
  9. Boa noite eu comecei num terreiro porem ja tem quase um mes que estou na gira e ainda nao recebi as entidades eu sinto eles ao meu redor e tbm eu ja sonhei com duas entidades e ja me deram os nomes o que devo fazer alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  10. Muito bom dou iniciante e não tenho instrução.

    ResponderExcluir
  11. Olá ótimas informação minha mãe medium de encorporacao si ela nao aceita será q eu vou erda

    ResponderExcluir
  12. Exatamente tudo o que eu senti... minha primeira incorporação foi ontem, presente de aniversário dos orixás de esquerda... gratificante demais...
    Porém... hoje estou me sentindo mto mal. Eu não bebo e não bebi ontem na festa de esquerda, mas sinto como se tivesse bebido a noite inteira, como se eu estivesse se ressaca... tontura, enjoos... alguém pode me dizer se é normal??
    Obrigada.

    ResponderExcluir