Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

Terreiro de Umbanda Vovó Catarina
Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

domingo, 15 de janeiro de 2012

Xangô: majestosa sabedoria!


Pai ancestral, de tantas representações; vida, fogo, calor, discernimento, força e justiça. Axé imemorável da humanidade que representa o homem no exato momento em que começamos a nos agregar em grandes grupos sociais, formando civilizações articuladas e grandiosas. Xangô é o axé do discernimento humano, do seu poder de agregar e conduzir das massas para o crescimento coletivo e familiar. Axé que agiu na criação da união dos homens nômades primitivo, que viviam em pequenos grupos familiares a transformação de uma organização que gerou o modelo de sociedade que conhecemos hoje.

Xangô é o poder dos raios e trovões a mover as transformações climáticas.
É o calor da vida, tão fundamental para o impulsionar da força e entusiasmo do homem  perante as realizações de sua própria vida afetiva e material.
Axé que está no corpo humano em nosso coração, no calor de nosso corpo, e no funcionamento de nosso metabolismo.
A justiça talvez seja o atributo mais associado a Xangô. Mas devemos estar cientes que a Justiça divina, não se assemelha com nossa concepção egoísta e distorcida de justiça. Mas é envolta de perfeição, que não acoberta um ou outro por sentimentos individuais ou predileção, mas sim, perante as leis imutáveis do Criador, que é implacável e igual a todos sem distinção. Por isso, em situações que necessitamos o clamor por justiça a nossos detratores, devemos sempre pedir a Xangô o melhor a ambas as partes. Clamar pela luz da sabedoria e do discernimento divino que derruba a escuridão do egoísmo cego, onde somente faz com que olhemos para nós e nossas necessidades. Clamemos por clemência e misericórdia para que todos possam enxergar suas falhas e ter força e coragem para corrigi-las.
Nesse dia onde louvamos esse nome divino, clamamos por misericórdia, pelo poder da luz do discernimento na mente da humanidade. Que todo homem possa alcançar a sabedoria para ser o Rei justo, clemente e sábio para sua própria família. Que alcance o esclarecimento e sabedoria necessária para conduzir a todos para o crescimento e riqueza espiritual e material.

Pai Xangô, grandioso Rei, nos conceda seu calor, o poder de seu fogo, a fortaleza de suas rochas a nos proteger, a sua sabedoria pra nos guiar, a sua riqueza e majestade pra nos elevar cada vez mais em nossa vida; como homens, mulheres, irmãos, pais, filhos e filhas. E assim estaremos nos aprimorando e nos elevando cada vez mais junto a ti, como espíritos ancestrais conscientes da divindade real e viva dada pelo amor do Criador a toda a sua criação.   Kaô Kabecile ! Salve nosso Rei Xangô! 

Este texto pertence ao acervo do Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário