Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

Terreiro de Umbanda Vovó Catarina
Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

domingo, 4 de agosto de 2013


O mercado da fé    


Em qualquer segmento religioso ou filosófico, existem produtos voltados para tal religião ou doutrina, desde livros, objetivos de decoração, utensílios, roupas, presentes dentro da temática, ou produtos naturais como favas, sementes, cascas, raízes, etc. É um comércio? Sim, e muitos vezes muito lucrativo. É ilícito religiosamente falando? Não acredito, até porque nas religiões afro-ameríndia, precisamos de símbolos, imagens, ícones representativos que compõe e simbolizam nossa fé, além dos produtos naturais utilizados dentro dos terreiros, como fumos, ervas, raízes, sementes, etc. Quem não quer presentear suas entidades bem bonitas caixas decoradas para guardar seus materiais de trabalho, de um acessório para agradar a entidade? Obvio, que se não tiver nada disso, elas trabalharão do mesmo jeito, com a mesma alegria e boa vontade, pois não estão ali para se importar com roupas caras e vistosas, um lenço assim ou assado, etc. Mas isso faz parte da nossa relação com esses amigos, avós, irmãos, companheiros que tanto aprendemos a amar. O querer agradar e oferecer o que melhor podemos. Assim como no catolicismo existem roupas, blusas, medalhas, e o seu comércio para ostentar a fé de seus adeptos, o budismo também tem, o Hare Khisna, o evangelismo, e por aí vai. Não seríamos diferentes. Acho muito válido, até porque,o que seria de nós sem as lojas de artigos religiosos, onde podemos encontrar “quase tudo” pro nosso trabalho e materiais necessários usados dentro de nossos terreiros. 
Estive semana passada na feira Expo Religião, onde havia vários standes de venda de produtos voltadas para o Candomblé e Umbanda; blusas e abadas dos orixás e entidades, tecidos, enfeites decorativos, objetos de decoração afro e cigano, tudo muito bonito e de bom gosto. Mas aí me deparei um tipo de venda que sou radicalmente contra e é sobre esse tipo de venda que é o bojo desse material.

O que eu quero alertar a vocês é sobre a venda de banhos, defumadores que levam o rótulo de “para prosperidade, para descarrego, defumador de Obará”, etc.... Saquinhos com folhas secas, cascas e outros “bichos” que nem sabemos o que está ali misturado, perfumes de atração; chama homem, chama dinheiro, chama não sei mais o que, banhos engarrafados (esses são absurdos meeeesmo) para todos os fins, kits com materiais para trabalhos pro amor, para dinheiro, etc. Não caiam nessa furada e nem dê seu dinheiro pra essas coisas. Primeiro que magias de atração seja para prosperidade e amor, se faz no terreiro com o auxílio e orientação de uma entidade. Segundo que banho engarrafado já é abusar demais da fé alheia, pois um banho pra ser ministrado numa pessoa se deve saber do que ela precisa, qual sua situação energética para poder passar o banho certo, a dosagem de folhas certas e as folhas que mais combinam com sua energia pessoal. Muitas ervas que são boas pra mim, podem não ser boas para você. Além disso, as ervas devem ser colhidas quando podemos ter essa oportunidade em horário certo, e jamais ser colhidas a noite, além de ter a exigência de estarem frescas. Ervas estragadas, comidas por bichos, colhidas em beira de valão e estradas não servem para consumo, pois estão contaminadas. Além disso, existem ervas que não podem ser maceradas e precisam ser cozidas para o banho, e outras que não podem ser cozidas pois perdem a maioria de suas propriedades. Então um simples banho seja para descarrego ou imantação/energização, é uma ciência, envolve fundamentos que precisam ser receitados para cada um dentro de uma avaliação. Então neófitos, curiosos e simpatizantes; cuidado com o comércio da fé que vendem de tudo, fazem de tudo para ganhar o seu dinheiro e sua fé, dizendo que tal perfume tem tal efeito, que tal defumador tem poder de atrair dinheiro. Mas entendam uma coisa. Você coloca um bom perfume, aquele novo que você comprou na loja de importados para sair à noite, com o corpo sujo e suado? Não, né? Você precisa tomar um banho, tirar o suor do corpo, lavar-se das sujeiras e poeira do dia, para depois colocar aquele perfume que irá atrair a atenção de todos por onde passar. Da mesma forma é a dinâmica dos banhos;, “mirongas” e perfumes de preparo atrativo. Se você está com o corpo astral sujo e contaminado, pesado, cheio de miasmas, acha que irá atrair o que? 
Não caiam no conto do vigário de gastar seu precioso dinheiro comprando essas balelas. Se quer um banho, um defumador, tá se sentindo pesada, ou precisando abrir caminhos, movimentar as energias a sua volta, trazer renovação, prosperidade, novidades? Então vá num terreiro e se consulte com uma entidade de verdade e ela passará o que você precisa e não o que você acha que precisa. Ela fará um diagnóstico de suas condições energéticas e de seu ambiente e lhe orientará com segurança. 
Cuidado com o comércio da fé e suas promessas!

Ana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário