Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

Terreiro de Umbanda Vovó Catarina
Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como identificar uma casa de Umbanda?

É muito comum pessoas confundirem candomblé, kimbanda, omoloko, entre outras religiões com a Umbanda. Tanto é difícil que estipular se certos rituais e preceitos são ou não de umbanda, como atabaques, jogos de búzios, ebós, boris , etc.
Daí a grandiosidade libertária e mágica da Umbanda que, muitos confundem , ao meu ver, com libertinagem, falta de estrutura e desordem. 

Há notoriamente influências e inclusões de fundamentos, ritos e preceitos oriundos de outros cultos, e que são praticados em grande número dos terreiros de Umbanda. Então é comum a diversidade grande de rituais nas casas de umbanda, pois muitos se apegam ainda hoje a ritos muito antigos oriundos da cabula, Candomblés de Caboclos, Catimbó e outros cultos praticados, seguindo uma tradição familiar repassada dentro de um núcleo raiz a qual recebeu seus ensinamentos. Além disso, devemos levar em consideração, muitos rituais e ensinamentos que foram sendo modificados e adaptados ao longo do tempo, assim como mesclando a realidades contemporâneas e outras crenças de caráter individual que acabou aos poucos se propagando. Em outras palavras; não existe consenso, cartilha, livro ou descrição dos rituais, procedimentos e ritos que formam um conjunto único sendo da Umbanda. Dai a grande multiplicidade que ela oferece a seus adeptos. 

Mas o que é essencialmente Umbanda ??
Como saber se uma casa é ou não de umbanda ??

Ao meu ver, vai muito mais além do que simplesmente dizer " se joga búzios não é umbanda, se cultua orixá tal não é umbanda, se usa atabaques não é ". 

No que tange filosofia, deve-se estar inserida numa coesão com o que a identidade umbandista prega, impreterivelmente e sem exceção " a caridade pela caridade"!

Casas que levam o rótulo de Umbanda, mas que cobram pelo apoio espiritual e consultas com as entidades; trabalhos , limpezas, oferendas, etc...Criam tabelas de preços e muitos abusivos, diga-se de passagem, está fugindo de um dos pilares da umbanda que é o acesso irrestrito a todos os que buscam auxílio espiritual e não somente aos que podem pagar pra recebe-los. Logo não considero umbanda.

Assim como as religiões de um modo geral, a Umbanda prega amor ao próximo, caridade, aprimoramento espiritual, perdão, ou seja , tudo que vai contra a práticas visando o mal, vingança e que vão contra o livre arbitrio do próximo. Logo, casas que fazem trabalhos contra terceiros, atende a caprichos de vinganças, pactos demoníacos para enriquecimento, amarrar anjo de guarda de alguém, trazer o homem rastejando em 3 dias etc. Não podemos considerar Umbanda.

Fato é que, existem práticas escusas dentro dos Terreiros de Umbanda? Sim. Assim como há em qualquer segmento religioso, se houver ali, adeptos egoístas, usando de um templo sagrado de religião para suas práticas desonestas, mentirosas e interesseiras, onde visão apenas resolver seus caprichos, vontades e necessidades. Nenhuma religião prega o ódio, a vingança, perseguições, ambição, ganância. Se há atos de tal natureza, advém do homem e não da religião A ou B. 

Além disso, casas que pregam um caminho espiritual pautadas no medo imposto por guias e orixás; de que são vingativos, que te matam se fizerem algo errado, que te punem, etc... Desconfie !!

Se os orixás são vingativos, egoístas, egocêntricos, ciumentos, mimados, violentos, impiedosos, acho que estou na religião errada, pois como cultuar algo que é pior em essência do que minha natureza de caráter?


Mantenham sempre o desconfiometro ligado! Usem a razão! A cada esquina pode haver um terreiro dito de Umbanda, mas mantenha-se alerta, questionador, crítico quanto a ações ilícitas e que sua natureza de caráter considere desonesto. 

Por um outro lado, mesmo com rituais e práticas litúrgicas que possa até ir contra o que acredita ser o mais válido, ou da forma que assim aprendeu com seus irmãos mais velhos, mas se ali sua alma se sentir ancorada em paz, amor e bem, ali pode ser o seu Terreiro legítimo de Umbanda. Mesmo que a casa fuja mais para um lado que você não esteja acostumado, como para o africanismo, ou para a pajelança, ou o culto aos Exus e Pombos Giras, mas que naquele núcleo você sente que encontrou a sua família espiritual, seus afins e irmãos de caminhada em busca do melhoramento pessoal, individual, coletivo e espiritual, você encontrou um lar legítimo de Umbanda. Siga em frente, seja muito feliz! A vida de um Umbandista é de dedicação, amor, fé, alegria e muito trabalho pela frente!    




Nenhum comentário:

Postar um comentário