Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

Terreiro de Umbanda Vovó Catarina
Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

domingo, 15 de janeiro de 2012

Exú; o mistério incompreendido!


Falar sobre Exu nunca é tarefa fácil. Ainda mais na Umbanda onde Exu refere-se a uma imensa linha de trabalho com inúmeras falanges de espíritos, muitas vezes associados a espíritos maléficos, mercenários, bebedores de sangue e por vezes o próprio Diabo. Mas deixe-me lembrar-los que dentro da crença espiritualista da Umbanda, o Diabo Cristão não existe. É bom esclarecer que o Orixá do panteão africano das divindades Nagô também chamado de Esú, foi , assim como outras divindades, associados a santos católicos, ainda na época da escravidão no Brasil, pois o negro africano escravizado era proibido de cultuar suas divindades e exercer suas crenças, sendo obrigado a converter-se ao cristianismo católico, sendo batizado e recebendo um nome português. E assim como Oxum foi associada com Nossa Senhora da Conceição, Ogum com São Jorge, o Orixá Esú foi com a figura do Diabo Católico. Porém deixamos claro que assim como Ogum não é São Jorge, Esú também não é o Diabo.
Porém toda essa associação, e o esforço de muitos em “demonizar” Esú, este virou grande tabu, alvo de distorções diversas e um pré-conceito muito grande.
E essa distorção ganhou muita força com manifestações espirituais de pseudos terreiros de Umbanda e médiuns a serviço de forças malignas e do grande jogo de interesses e troca troca que promovem com espíritos trevosos  das mais baixas zonas astralinas; verdadeiros vampiros e parasitas espirituais, que vivem sugando e vivendo as custas das energias de outros espíritos e encarnados ignorantes que oferece campos férteis de vícios desenfreados, maus pensamentos e ganância. Muitos baixam sob os nomes das falanges que conhecemos na Umbanda, mas são verdadeiros kiumbas (espíritos maléficos a serviços das trevas) que se vendem a quem “pagar mais” em troca de favores, pedidos materialistas de toda ordem e pactos de ganância e poder. Associações onde quem se filia a espíritos dessa categoria, pagará um preço alto, vivendo a mercê de suas vontades e caprichos, sendo fonte de energia para tais espíritos vampiros astrais.
Mas quem afinal é Exu de lei, Exu de Umbanda ? Dentro dessa egregora espiritual, Exu não é Orixá , como no Candomblé, embora carregue mesmo nome. Mas sim, são entidades prestadora da lei espiritual, a serviço da luz. Não estão para satisfazer nossas vontades e caprichos, mas para agir conforme o merecimento de cada um, doa a quem doer, tal qual é a lei divina de causa e efeito, do plantar e do colher. São hábeis mestres da magia, especialistas em desmanchar feitiços maléficos, atuando em zonas inferiores a serviço da espiritualidade superior.

Abaixo cito um trecho de um texto de Wagner Borges sobre os Exus e seu serviço a humanidade:

“Eles operam em climas pesadíssimos e são craques em dissolver as energias pesadas emanadas pelo ódio. Costumam trabalhar associados as egrégoras afro-brasileiras, principalmente na Umbanda. São espíritos que não costumam aparecer ostensivamente e não são dados a floreios espirituais. Costumam ser bem diretos e falam na cara o que for preciso, sem qualquer dose de concessão ao ego de quem os escuta. Dentro de sua maneira direta de agir, eles não suportam pessoas hipócritas e nem espiritualistas que complicam o serviço com os seus problemas corriqueiros. Também não gostam de pessoas que trabalham sem honra no caminho e apenas voltadas para a resolução de suas problemáticas infantis.



    Apesar de aparentarem um jeitão meio agressivo (quem os critica não trabalha com as energias pesadas que eles tem que aturar a toda hora e nem tem metade da raça desses amigos que operam no Umbral e que tanto ajudam a humanidade sem receberem o mínimo reconhecimento), respeitam muito a quem trabalha verdadeiramente voltado para a Espiritualidade Superior.... Alguns desses grupos extrafísicos trabalham ligados a diversos mestres espirituais que ajudam invisivelmente a humanidade. Servem nos planos densos sob o comando secreto dos mentores que patrocinam o esclarecimento espiritual planetário. São eles que seguram as barras pesadas nos ambientes densos e nos planos extrafísicos umbralinos. São eles os amparadores que descem as furnas malignas para enfrentar o mal que se esconde do olhar dos homens sem fé e sem coragem.
  
Sim, são eles que se revestem de coragem e partem para os combates com os agentes extrafísicos patrocinadores e exploradores das trevas humanas que se escondem aos olhos dos homens, mas que são observadas por esses Exus-amparadores.  São eles que ajudam muito a proteção de diversos grupos espiritualistas e nunca são reconhecidos pelos mesmos (muitos grupos estão mais preocupados com combates com os agentes extrafísicos patrocinadores e exploradores das trevas humanas que se escondem aos olhos dos homens, mas que são observados por esses Exus-amparadores. São eles que ajudam muito a proteção de diversos grupos espiritualistas e nunca são reconhecidos pelos mesmos (muitos grupos estão mais preocupados com a pureza doutrinária do que com a verdade que se apresenta e precisa ser evidenciada de forma universalista).”

Dizem que o conhecimento é a luz que derruba as trevas da ignorância. Talvez quando nos voltarmos para a busca da compreensão, conhecendo de fato esses trabalhadores espirituais através de casas sérias e dignas, comprometidas com a prática da mediunidade a serviço do bem maior coletivo em conjunto com a espiritualidade superior, derrube a escuridão que venda nossos olhos e nos enche de julgamentos distorcidos, preconceituosos e equivocados a respeito desses trabalhadores que trabalham duro nas zonas mais difíceis ajudando tanto plano carnal e espiritual, contribuindo no equilíbrio cármico, e as leis supremas de Deus.

A todos os Exus e Pombo Giras nossos agradecimentos a toda proteção, amparo e segurança que está ao nosso redor, sejam nos trabalhos no terreiro ou no dia a dia de nossa jornada cotidiana. Muitas vezes sendo a porta que se abra para nossa melhoria de vida, a voz que nos aconselha ao melhor, a curva que nos desvia dos perigos a diante, a tesoura que corta demandas enviadas por pessoas vingativas e cheias de ódio no coração, sendo a energia que traz o movimento agitado que empurra nossa vida, nossos desejos e anseios pra frente. Nosso “muito obrigado por tudo” a todas as entidades que labutam nessa grande linha espiritual de Umbanda a serviço do bem e leis divinas, a todo Exu e Pombo gira. Obrigada! 

Terreiro de Umbanda Vovó Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário